Cistectomia Robótica

A cistectomia robótica é o nome que se dá ao procedimento de retirada da bexiga realizado com o auxílio da plataforma robótica. Este tipo de cirurgia é realizado em casos onde a retirada de parte ou toda a bexiga se faz necessária. Na maioria das vezes a indicação é por conta de câncer de bexiga invasivo.

O sistema da Vinci oferece uma alternativa menos invasiva para este tipo de cirurgia altamente complexa. Principais benefícios estão relacionados a pós-operatório mais suave e confortável.

Veja mais sobre o assunto:

A  retirada da bexiga constitui objetivo principal do procedimento que visa o tratamento do tumor primário contido no órgão. Na maioria das vezes inclui a retirada de órgãos próximos como o útero e ovários, na mulher; e próstata e vesículas seminais no homem.

Através da cirurgia robótica realizamos a ligadura e secção de dos ureteres e uretra. A bexiga então é retirada em bloco com os outros órgãos.

O câncer de bexiga apresenta propensão a disseminação pela rede linfática. Isso significa que, muitas vezes, o primeiro lugar que o tumor vai após sair da bexiga é para estes gânglios.

Diversos estudos já demonstraram que a retirada destes gânglios que ficam próximos aos vasos ilíacos melhoram as taxas de cura desta cirurgia. Por isso é tão importante realizar a linfadenectomia de forma minuciosa.

Toda vez que retiramos a bexiga é necessário que realizemos a reconstrução da via de saída da urina. Existem muitas formas de realizar este tipo de reconstrução.

A mais conhecida é denominada conduto ileal. Nesta técnica utiliza-se um pedaço de intestino para receber a urina dos ureteres de conduzi-la até a parede abdominal.

Outras técnicas utilizam dobras de intestino para criar reservatório capaz deconter a urina. Neste caso são chamados de neobexiga.

Derivação uirinária

Por que utilizar a Cistectomia Robótica?

 

  • Menor taxa de sangramento operatório
  • Menor taxa de transfusão sanguínea
  • Incisões menos dolorosas
  • Aspecto estético final
  • Resultados oncológicos equivalentes aos da técnica convencional
  • Tendência a menor tempo de internação e complicações

Sangramento Operatório (ml)

  • Cistectomia Robótica
  • Cistectomia Aberta

A Cistectomia Robótica e a qualidade de vida do paciente no pós-operatório

O objetivo de qualquer paciente que passa por um procedimento cirúrgico tão importante como uma cistectomia robótica é, além da cura, poder se recuperar de maneira adequada e poder voltar à sua rotina mais rapidamente.

Sendo assim, a cistectomia robótica pode garantir esse conforto aos pacientes submetidos a ela, por ser um procedimento minimamente invasivo, o que contribui muito para sua recuperação.