Saiba quais são as 4 doenças mais comuns nos homens
Embora a maioria das patologias atinja de forma parecida os seres humanos, existem algumas afecções que têm uma predominância em relação ao gênero e a outras características individuais. Dentro desse contexto, saber quais são essas doenças é muito importante.
Com esse conhecimento, o público específico poderá ficar mais informado e, dessa maneira, adotar atitudes e estratégias inteligentes para se prevenir e evitar que sejam atingidos por esses problemas.
Ficou interessado em aprender um pouco mais sobre esse tema? Então, confira 4 dessas doenças comuns nos homens. Acompanhe!
1. Doenças cardiovasculares
As patologias cardiovasculares, definitivamente, estão entre as doenças mais comuns nos homens. Sua incidência é elevada até mesmo entre o público mais jovem, com idade inferior aos 50 anos.
Embora parte da causa seja explicada pelos hormônios masculinos, a maioria dos motivos se dá pelo estilo de vida. Os homens apresentam hábitos nocivos como o tabagismo, o alcoolismo e o sedentarismo em maior quantidade, além de serem mais coniventes com uma má alimentação.
Além disso, apresentam também quadros como obesidade, diabetes e pressão arterial alta, o que não faz bem para o coração.
2. Apneia no sono
A apneia no sono, também chamada de síndrome da apneia obstrutiva, está fortemente ligada à obesidade. Cerca de 50% dos casos estão relacionados, diretamente, com o excesso de peso — algo que é mais comum no público masculino.
Outro ponto importante é o padrão de distribuição da gordura, que difere entre os gêneros. O aumento do depósito de gordura na região abdominal, mais uma característica tipicamente masculina, diminui a capacidade de expansão pulmonar e estreita as vias respiratórias, piorando o quadro.
3. Cálculos renais
Embora a incidência de cálculos renais dependa de algumas características como a região geográfica, o clima, a etnia e, principalmente, a dieta alimentar e os fatores genéticos, há uma clara predominância do público masculino nesse tipo de quadro.
A prevalência de pedras nos rins em função do gênero também pode ser atribuída, ao menos em parte, a um fator protetor que o estrogênio, um hormônio tipicamente feminino, parece exercer na formação dos cristais. Até por isso, o número de casos em mulheres aumenta após a menopausa.
4. Pneumonias
Pouca gente sabe disso, mas os homens possuem uma probabilidade maior de morrer por pneumonia. Mais uma vez, acredita-se que esse tipo de predominância ocorra em função dos comportamentos de risco e dos hábitos de vida prejudiciais que são, via de regra, mais frequentes no público masculino.
Outro ponto que reforça essa percepção é que, em linhas gerais, as mulheres tendem a controlar melhor as suas eventuais doenças crônicas, sobretudo por seguirem as propostas terapêuticas, realizarem seus exames e ingerirem as medicações de acordo com as orientações médicas.
Como podemos ver, existem alguns quadros que são mais comuns em homens do que em mulheres, mas que, uma vez corretamente identificados e tratados, podem ter um prognóstico excelente, minimizando as chances de complicações.
Gostou deste conteúdo sobre as doenças comuns nos homens? Então, confira também nosso artigo sobre os cuidados indispensáveis com a saúde para quem já passou dos 40 anos!