Fique atento: conheça 4 problemas urinários em homens
Embora o público masculino seja mais propenso a ter uma série de patologias importantes, é muito comum que, por conta da rotina e até mesmo por displicência, sintomas importantes sejam negligenciados. Por isso mesmo, conhecer os principais problemas urinários em homens é fundamental.
Qualquer pessoa pode, eventualmente, sofrer com pedra nos rins, glomerulonefrite, incontinência ou infecção urinária e, sem saber do que se trata ou sem procurar ajuda médica, situações potencialmente simples acabam se agravando. Confira o conteúdo a seguir para não correr esse risco.
1. Pedra nos rins
Definitivamente, as pedras nos rins estão entre os principais problemas urinários em homens. Trata-se de formações sólidas nos próprios órgãos renais ou nas vias urinárias, decorrentes do acúmulo de alguns tipos de cristais de sais, especialmente os de cálcio, fosfatos e oxalatos.
Os sintomas desse problema são dores intensas no baixo abdome ou na região lombar, alterações na micção, além de náuseas e vômitos. A predisposição genética é um fator de risco a ser considerado, assim como a baixa ingestão de líquidos. O tratamento depende, sobretudo, do tamanho e do posicionamento das pedras.
2. Glomerulonefrite
A glomerulonefrite é uma inflamação dos tecidos dos rins, podendo ser crônica ou aguda. É causada por agentes infecciosos e ocorre principalmente em pessoas predispostas, geralmente depois de uma infecção de garganta ou de pele, por exemplo. O sintoma mais comum é a coloração diferente da urina, que se torna mais escura.
Para o tratamento, o médico lança mão de antibióticos específicos e, dependendo do caso, pode prescrever diuréticos para minimizar a retenção de líquidos e reduzir a pressão arterial. Embora não haja uma prevenção específica, manter a pele limpa e potencializar o sistema imunológico, junto à uma alimentação balanceada, são ótimas medidas.
3. Infecção urinária
Pode ser chamada de infecção urinária qualquer processo infeccioso que atinja os rins, a bexiga, os ureteres ou a uretra. Ela ocorre pela presença patológica de micro-organismos nesses locais, como bactérias, fungos ou vírus e seus principais sintomas são febre, dor ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.
Como tratamento, o médico orienta o aumento da ingestão hídrica, além da prescrição de um antibiótico, se a origem for bacteriana. Para prevenir, devemos ingerir bastante líquido no dia a dia e manter a higiene do local, inclusive após as relações sexuais.
4. Incontinência urinária
A incontinência urinária ocorre quando a pessoa não tem força muscular pélvica suficiente para reter a micção, podendo urinar ao espirrar, tossir, ou realizar atividades físicas, por exemplo. Embora a idade avançada seja o principal fator de risco, o problema pode ocorrer com qualquer pessoa.
O tratamento vai depender de acordo com cada caso e pode envolver técnicas comportamentais como o treinamento da bexiga e dos músculos pélvicos, além do uso de dispositivos médicos e de alguns remédios específicos.
Como você pode ver, existem vários problemas urinários em homens, mas todos podem ser tratados, se você procurar um médico de confiança tão cedo os sintomas forem descobertos.
Gostou de conhecer os principais problemas urinários em homens? Então que tal seguir os nossos perfis suas nas redes sociais?