Afinal, você sabe o que causa a queda do desejo sexual masculino?
A falta de desejo sexual masculino pode ser provocada por inúmeros fatores como rotina e cansaço, o que é bastante comum. Porém, quando a indisposição para o sexo é constante, ela se torna motivo de preocupação.
Apesar da falta de libido ser menos comum em homens do que em mulheres, eles também sofrem com esse problema, e nem sempre estão prontos para falar sobre o assunto.
É preciso entender as causas para afastar esse pesadelo de sua vida. Acompanhe este texto até o fim para conhecê-las e reverter a queda da libido.
Quais são os ciclos naturais da testosterona no corpo do homem?
Antes de explicar as causas da falta de desejo sexual, é preciso entender como funcionam os ciclos naturais da testosterona no corpo do homem ao longo da vida.
A testosterona é o principal hormônio masculino. Na puberdade, é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias como massa muscular, a distribuição de pelos, o desenvolvimento das cordas vocais e o crescimento do pênis e dos testículos. Na fase adulta, atua sobre funções sexuais como a fertilidade, a ereção e a libido.
Esse hormônio também é fundamental para o bom funcionamento do organismo e das emoções, sendo essencial para manter uma vida saudável e o bom humor.
No entanto, a partir dos 40 anos de idade, a produção de testosterona sofre uma queda gradual e o homem pode começar a sofrer com a diminuição da libido. A boa notícia é que, com a devida orientação médica, é possível fazer tratamento de reposição hormonal e combater os sintomas.
Quais são as principais causas da falta de desejo sexual masculino?
Cansaço e estresse
O cansaço e o estresse no trabalho são as causas que mais prejudicam o desejo sexual masculino. Os mais afetados são os homens entre 30 e 39 anos, por ser a idade em que há maior concentração de eventos estressantes.
Obesidade
Pesquisas comprovam que o excesso de peso pode reduzir a libido e prejudicar o desempenho sexual. A obesidade compromete a produção de testosterona e produz enzimas que a convertem em hormônio feminino, prejudicando ainda mais o corpo e a mente do homem. Existe também o fato da insatisfação com a autoimagem e a impressão de que o pênis está menor, o que pode fazer o homem evitar o sexo.
Disfunção erétil
A impotência sexual, ou disfunção erétil, é a dificuldade do homem em manter uma ereção. Esse problema pode ter muitas causas, como medicamentos, tabagismo, doenças vasculares, hormonais ou questões psicológicas, como a depressão, que diminui o desejo.
Redução dos níveis de testosterona
Os níveis de testosterona, principal hormônio masculino ligado ao desejo sexual, caem naturalmente com a idade, e podem ser afetados por doenças e medicamentos, causando baixo interesse sexual.
Outras causas incluem:
- depressão;
- ansiedade;
- rotina;
- excesso de bebidas alcoólicas e drogas;
- problemas de relacionamento;
- masturbação excessiva;
- anemia;
- sedentarismo;
- medicamentos;
- dieta desequilibrada;
- diabetes.
Como reverter a perda da libido?
O passo mais importante é descobrir quais são os reais motivos da perda de desejo sexual. Depois, é preciso partir para a ação. Comece mudando sua rotina, controle a obesidade e o estresse e inclua atividades físicas em sua agenda.
Estudos mostram que exercícios físicos contribuem com a saúde física e mental, melhoram a autoestima e o bem-estar geral, refletindo na qualidade de vida sexual. A prática regular libera hormônios que ajudam a aumentar a frequência, o desejo e a qualidade da relação.
Também é fundamental realizar atividades prazerosas para aliviar o estresse e acalmar a mente. Aposte ainda em uma alimentação equilibrada para aumentar o desejo sexual. Em casos específicos, alguns tratamentos podem ajudar, como a terapia ou o uso de medicamentos, desde que indicados por um urologista.
O sexo faz muito bem para a saúde, ajuda a melhorar o bem-estar, a qualidade de vida e pode ficar ainda melhor com o passar dos anos. Por isso, com o acompanhamento médico adequado é possível manter uma vida sexual ativa e saudável, inclusive na terceira idade.
Agora que você sabe que existe tratamento para a queda da libido, entre em contato com a gente e melhorar sua saúde sexual.