Câncer de rim se refere a tumores que se desenvolvem a partir do células do rim.
O rim é órgão responsável pelo processo de depuração do sangue. O sistema urinário “filtra” o conteúdo sanguíneo e elimina excesso de água e eletrólitos. Substâncias tóxicas produzidas por nosso organismo também excretadas na urina.
Além da função excretora que é bastante conhecida, o rim possui também atividade relevante no controle da pressão arterial e da produção de glóbulos vermelhos.
Para executar todas estas funções é natural que existam diferentes tipos de células neste órgão. Qualquer tumor maligno que seja proveniente destes tipos celulares é considerado um tipo de câncer de rim. Os tipos mais comuns são provenientes de células epiteliais e do sistema excretor.
Dados sobre o câncer de rim
O câncer de rim é mais comum em homens entre 50 e 80 anos e figura entre os 10 tipo mais comuns de câncer ao redor do mundo. Sabemos que sua incidência tem aumentado nas últimas décadas, o que pode estar relacionado ao maior uso de métodos de imagem.
Apesar deste crescimento no diagnóstico é cada vez mais comum o diagnóstico em fases mais precoces. Pequenos nódulos renais limitados ao órgão representam hoje a maioria dos casos.
Outro fator associado a elevação dos número de casos está vinculado a epidemia de obesidade enfrentada em alguns países.
Tipos de Câncer de rim
O carcinoma de células renais é o tipo mais comum de câncer de rim. Este tipo de tumor pode ser ainda subdividido em outros tipos dependendo de sua arquitetura ao microscópio.
Hoje sabemos que os diferentes subtipos de câncer de rim estão associados a diferentes mutações genéticas e, em alguns casos, à sindromes familiares.
Carcinoma de células claras é originário de células do túbulo proximal e o subtipo mais comum (70-80%). Em casos específicos este subtipo de tumor está associado a sindrome denominada Von Hippel-Lindau. Esta síndrome dá nome a gene responsável pelo aparecimento deste tipo de câncer de rim.
Carcinoma papilífero pode ser divido em tipo 1 e 2. É o segundo mais comum ocorrendo em cerca de 10-15% dos casos.O Tipo 2, faz parte de sindrome denominada leiomiomatose hereditária. Este tipo está associado mutação em enzima fumarato hidratase e tem comportamento mais agressivo.
Carcinoma cromofóbico é um tipo raro (3-5%) e menos agressivo de tumor. Pode encontrado em conjunto com oncocitomas na Síndrome de Birt-Hogg-Dubé.
Carcinoma de ductos coletores (<1%) é proveniente de células dos ductos coletores renais.
Carcinoma medular está associado a anemia falciforme.
Outros subtipos mais raros compreendem – carcinoma associado a translocação Xp11.2, pós-neuroblastoma, mucinoso, escamosos, células claras multilocular cístico e não classificáveis.
Outros tipos:
- Carcinoma urotelial
- Tumores carcinóides
- PNET
- Linfoma/leucemia
- Sarcomas
- Tumor de Wilms
- Mestástases ou invasão por outros tumores