Nódulo ou caroço no testiculo – o que fazer?
A presença de nódulo ou caroço no testiculo pode ser notada através da simples manipulação dos testículos. Na vasta maioria das vezes a presença de nódulo testicular não representa um risco a saúde. A grande maioria dos casos identificamos cistos e patologias com bom prognóstico. No entanto, sabemos que o câncer de testículo é o tumor mais comum do homem em idade jovem, e por isso esta patologia deve ser sempre descartada.
Quando devo procurar nódulo no testículo?
A procura por nódulos testiculares deve ser realizada durante avaliação no urologista. São raras as situações onde está indicado ao paciente que procure por nódulos de forma ativa, ao que chamamos auto-exame.
Similar ao auto-exame utilizado para rastreio do câncer de mama, o auto-exame testicular consiste em palpar periodicamente o testículo em busca de nódulos. Está indicado em pacientes com risco aumentado de câncer de testículo, em especial pacientes que já tiveram testículo retirado para tratamento de tumor. Nestes pacientes o risco de novo tumor é de 1-2%. O diagnóstico em fase inicial possibilita retirada de parte do testiculo preservando o restante do órgão.
Apesar de não haver recomendação formal para auto-exame, a avaliação do próprio corpo deve ser realizada rotineiramente por todo homem. Isso pode ser feito durante o banho ou ao menor sinal de sintomatologia.
O que pode ser um caroço no testiculo?
Existem várias causas que pode levar a sensação tátil de nódulo testicular:
Palpação estruturas anatômicas normais
Existem diversas estruturas que se posicionam de forma adjacente ao testículo. O epidídmio é o órgão para testicular que pode mais facilmente ser confundido com um caroço no testículo. Ele se posiciona logo atrás do órgão e constitui um emaranhado de túbulos por onde os espermatozoides sofrem maturação.
O cordão espermático também pode ser palpado erroneamente e dar a sensação de nódulo.
Cistos
São cavidades repletas por liquido. Podem ocorrer em diversas partes do corpo e normalmente tem comportamento benigno. Na bolsa escrotal podem ocorrer no cordão espermático, próprio testículo, no epidídmio e até mesmo na pele da bolsa.
Excluindo situações específicas onde o cisto apresente características suspeitas, a conduta frente a estas lesões e acompanhamento.
Espermatocele
Espermatocele é um tipo de cisto que se desenvolve no epididmia em decorrencia de obstrução nos tubulos que levam os espermatozóides. Desta maneiro o espermatozóides acumulam-se e formam pequenos cistos.
Normalmente são assintomático e raramente é necessário qualquer tipo de tratamento
Varicocele
A presença de varizes no cordão espermático pode causar elevações na bolsa escrotal que se confundem com nódulos de testículo. Nestes casos os nódulo se assemelham cordões assim como os presentes nas pernas. Normalmente variam de tamanho com esforço abdominal.
Tratamento de varicocele está indicado em casos de infertilidade e é feito através de cirurgia ou embolização.
Epididimite e orquite
Inflamação na região do epidídimio ou do próprio testículo pode causar aumento das dimensões do órgão. Com isso pode-se formar um nódulo na bolsa escrotal que facilmente se confundi com um caroço no testiculo. Normalmente outros sintomas como dor para urinar e febre acompanham o quadro .
Nestes casos o tratamento se faz com antibióticos e compressas locais
Abscesso
Abscesso que ocorrem na região da bolsa escrotal podem levar a sensação tátil de aumento do volume do testículo. Abscesso são causados por bacterias e constituem cavidades preenchidas com pus. Nestes casos é comum que ocorrem sintomas de infecção como febre, calafrios e prostração. Existem situações onde estes sintomas não são exuberantes, como em casos de tuberculose ou em pacientes com sistema imune deprimido.
O tratamento destes tipos de lesões passam por drenagem do pus e tratamento com antibióticos específicos.
Hérnia inguinal
As hérnias inguinais são protrusões de conteúdo abdominal através do canal inguinal que fica na altura da virilha. Como existe comunicação entre as túnicas testiculares e cavidade abdominal é possível que estas hérnias se estendam até a bolsa. Nestes casos são denominadas hérnias inguino-escrotais. O grande risco destas comunicações está na passagem de órgões impostantes como bexiga e intestino que podem obstruir ou perfurar em consequências deste processo.
O tratamento das hérnias é cirúrgico mas pode ser realizado de forma programada em casos onde não há encarceramento.
Câncer de testículo
A principal manifestação do câncer de testículo é a presença de nódulo ou caroço no testiculo. O mais típico é o nódulo ou aumento de testículo indolor mas a presença de dor não exclui o diagnóstico de tumor. Nestes casos o exame de escolha é ultrassonografia.
Tratamento do câncer de testículo varia de acordo com estadiamento da doença.
Hidrocele
Hidrocele é o nome que se dá ao acumulo de líquido entre as túnicas do testículo. Sua principal manifestação é o aumento difuso de volume testicular que normalmente é indolor mas pode causar sensação de peso.
Tratamento cirúrgico está indicado em casos muito volumosos ou sintomáticos.
O que fazer ao se notar caroço no testiculo?
A primeira coisa que deve ser feita ao se identificar um nódulo no testículo é procurar um médico. Idealmente o urologista deve ser o especialista a ser consultado.
Descartar um tumor no testículo é extremamente importante nesta situação, pois este é um tipo de tumor de crescimento acelerado. Apesar de ter uma taxa de cura que se aproxima de 99%, se diagnosticado tardiamente, o tratamento necessário para cura se intensifica.
Em situações onde a doença está localizada no testículo apenas a retirada do mesmo pode curar. Em casos onde o tumor já se alastrou podem ser necessárias quimioterapia, radioterapia e cirurgias abdominais e torácicas extensas.
Outras situações potencialmente perigosas são casos de infecções, como abscesso e epididmite, e hernias. Nestas situações complicações do quadro infeccioso podem ocorrer de forma rápida e o diagnostico deve ser feito o quanto antes.
Para mais informações entre em contato!!!!
Meu esposo teve caroço nos testículos a mais ou menos 2 anos atrás.
E gostaria de saber se isso a impede de ser pai? Obrigada