Check up urológico: quais exames devo fazer?
Em linhas gerais, os homens são conhecidos por tentarem dar uma de durões e, com isso, acabam deixando a sua saúde em segundo plano. No entanto, isso é um tremendo erro, visto que muitas doenças atingem mais o público masculino e, por isso mesmo, fazer ao menos um check up urológico esporádico pode ser muito importante.
Trata-se apenas de um conjunto de exames que, quando aliados à consulta ao urologista, podem garantir mais anos de vida e a quebra desse terrível estigma da nossa sociedade que oriunda de um machismo nada saudável. Confira o conteúdo a seguir e aprenda mais sobre esse relevante tema!
A importância da consulta com o urologista
As consultas urológicas são extremamente importantes, embora essa especialidade seja muito sonegada pelas pessoas, até mesmo pelos pais. Em crianças bastante novas, existe sempre a possibilidade de avaliar a cirurgia de fimose, e esse procedimento só pode ser realizado após uma boa avaliação de um urologista.
A importância não diminui com o passar do tempo e, na adolescência, o urologista é o médico mais indicado para analisar se os órgãos genitais estão tendo o desenvolvimento adequado e para conversar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis ou orientar sobre problemas como a infecção urinária.
Posteriormente, entram os cuidados depois dos 40, a prevenção contra o câncer de próstata, que demanda consultas e exames anuais, especialmente para quem possui um histórico familiar da doença.
Exames do check-up urológico
Exame de urina
O exame de urina talvez possa ser considerado como o mais básico de um check up urológico e ele é solicitado até mesmo por outros especialistas, como uma maneira de avaliar a presença de infecções, algumas funções renais e outros parâmetros, além da presença patológica de sangue.
O mais importante é fazer um preparo adequado, pois é fundamental que seja colhido o primeiro jato da manhã e que ele seja colocado no recipiente plástico fornecido pelo laboratório.
Dosagem de PSA
A dosagem de PSA é um exame muito importante no check up urológico, especialmente em pacientes com mais de 40 anos e que possuem histórico de câncer de próstata na família. Ele é complementar ao toque e demanda apenas uma pequena coleta de sangue, geralmente feito em uma das pequenas veias do braço.
Quando esse antígeno está aumentado, o paciente pode estar com alguma inflamação na glândula ou com um tumor. De qualquer maneira, essa alteração será acompanhada a avaliada pelo urologista, que levará em consideração o valor de referência do laboratório e muitos outros indicadores.
Toque retal
Não dá para falar de check up urológico sem citar o temido toque retal, que nada mais é do que a palpação da próstata pelo urologista. Nessa avaliação, o médico analisa o tamanho e a consistência dessa glândula, para perceber se está ocorrendo algum tipo de inflamação, hiperplasia ou alteração na consistência.
O toque retal é considerado exame importante para a prevenção do câncer de próstata, dura poucos segundos e não demanda nenhuma preparação complexa, além de uma eventual ingestão de um laxante para limpar o intestino. Portanto, não deixe de fazê-lo!
Como você pode ver, o check up urológico não tem nenhum mistério e, quando realizado de maneira constante, pode ser um poderoso aliado na promoção da saúde e do bem-estar dos homens!
Gostou de saber mais sobre o check up urológico? Quer conferir outros conteúdos como esse? Então curta a nossa página no Facebook!