Cirurgia Robótica da Próstata – hoje
Cirurgia robótica de próstata se tornou a primeira escolha para o tratamento das doenças prostáticas. Muitas pessoas não sabem, no entanto, que não existe apenas uma forma de se realizar este procedimento.
Durante os últimos anos várias técnicas foram desenvolvidas para a realização da cirurgia robótica de próstata, afim de melhorar os resultados de continência urinária e preservação da potência sexual. A preservação das estruturas que cercam a próstata tem sido um dos pilares destas inovações.
Como nós realizamos a cirurgia robótica de próstata?
Em nosso prática hoje realizamos a cirurgia robótica de próstata com tripla preservação. No início da cirurgia, realizamos uma dissecção cuidadosa do colo vesical. Este estrutura contem fibras circulares que auxiliam no fechamento da bexiga, e podem contribuir com a preservação dos mecanismos de continência urinária.
Após a dissecção da parte inferior da próstata realizamos a segunda preservação, a da fascia endopélvica. Esta camada de fascia recobre a musculatura do assoalho pélvico, de forma que imaginasse que sua preservação reduz o dano causado as este grupo de músculos durante a cirurgia.
Por ultimo, realizamos a preservação dos feixes másculo nervosos. Este feixe passa na parte lateral e inferior da próstata. Há muito se sabe que a inervação relacionada a ereção passa por esta região. Estudos atuais, mostram que existem variações e que feixes nervosos pode ascender pela lateral da prostata e cruzar por cima da uretra. É por este motivo que a preservação da fascia endopélvica, pode também ajudar na preservação da potência sexual.
Veja aqui uma cirurgia robótica de próstata realizada com a técnica descrita acima.