Cirurgia Robótica no Brasil
A cirurgia robótica no Brasil chegou em 2008 revolucionando o modo como os pacientes passam por tais procedimentos.
Seu surgimento tem a finalidade de fazer com que as cirurgias abertas possam ser mais eficientes e assertivas e, ao mesmo tempo, minimizar os efeitos destes procedimentos tornando-os minimamente invasivos.
Também conhecida como cirurgia assistida por computador, a cirurgia robótica é caracterizada pela manipulação de um robô, que possui braços articulados, os quais são altamente sensíveis aos movimentos do cirurgião.
Surgimento da cirurgia robótica
Os primeiros registros de cirurgias realizadas com robôs datam o ano de 1985, porém, foi somente em 2006 que o primeiro teste com o Da Vinci, o mais avançado sistema robótico de cirurgia aconteceu na Califórnia, Estados Unidos.
No Brasil, a primeira cirurgia realizada com o auxílio do sistema Da Vinci, aconteceu em meados de 2008. Foi um procedimento cirúrgico urológico no Hospital Sírio Libanês.
Três anos depois, no final de 2011, já haviam aproximadamente mil sistemas Da Vinci realizando cirurgias nos Estados Unidos e três aqui no Brasil: além do Sírio Libanês, há uma unidade no Hospital Albert Einstein e um no Hospital Oswaldo Cruz.
Em 2012, a cirurgia robótica no Brasil alcançava o número de 600 procedimentos realizados e, no ano seguinte, o dobro.
Hoje, em 2016, o Brasil é o primeiro país da América Latina a ter 20 unidades do sistema cirúrgico Da Vinci operantes. Esse índice mostra a velocidade com que a técnica se popularizou, apesar de ainda ser um procedimento caro.
Procedimentos realizados com o Da Vinci
Embora o Da Vinci seja utilizado amplamente – e com muito sucesso – nas cirurgias urológicas, há outros procedimentos que também podem ser realizados com o auxílio deste sistema cirúrgico. São eles:
- Cirurgias cardíacas;
- Cirurgias torácicas;
- Cirurgias do aparelho digestivo, e
- Cirurgias ginecológicas;
Nos casos de cirurgias urológicas, o sistema cirúrgico Da Vinci é utilizado para:
- Prostatectomias radicais, como forma de tratamento para o câncer da próstata;
- Nefrectomia parcial ou total um rim;
- Cistectomia total;
- Pieloplastia, e
- Adrenalectomia.
Por que optar pela cirurgia robótica?
Como vimos, a cirurgia robótica no Brasil e no mundo vem se tornando cada vez mais popular. Isto acontece porque o procedimento cirúrgico robótico apresenta diversas vantagens e benefícios tanto para o cirurgião como para o paciente.
O fato de o Da Vinci oferecer recursos à equipe médica garante que o paciente possa ficar completamente seguro e tranquilo em relação à sua cirurgia, mesmo que seja um procedimento delicado.
As imagens em 3D proporcionam melhor detalhamento das estruturas anatômicas que estão sendo trabalhadas durante a cirurgia. Além disso, os braços articulados do Da Vinci reproduzem os movimentos das mãos do cirurgião e asseguram estabilidade, por causa do filtro de tremor.
Para o paciente, este tipo de cirurgia surgiu como forma de eliminar as grandes incisões feitas durante os procedimentos, reduzindo a intensidade de dor e, consequentemente do tempo de recuperação.
A cirurgia robótica no Brasil acabou com o tempo de hospitalização prolongado e a proporcionou a volta aos hábitos diários mais rapidamente e com melhor qualidade de vida.