Cirurgia Robótica no Rio de Janeiro
Como funciona a cirurgia robótica?
A medicina não mede esforços para proporcionar maior conforto e segurança para os pacientes. Entenda como a cirurgia robótica pode desempenhar esse papel.
O ano de 2008 marcou a chegada da cirurgia robótica no Brasil. Essa inovação possibilitou que cada vez mais os pacientes submetidos às intervenções urológicas pudessem desfrutar de procedimentos minimamente invasivos e com tempo de recuperação diminuído.
O robô em questão, batizado como Da Vinci, possui braços articulados, ultrassensíveis, e que reproduzem minuciosamente os movimentos das mãos do cirurgião. Isso assegura maior precisão e filtrando o tremor, garantindo o sucesso da cirurgia e uma possível cura do paciente.
O robô ainda permite movimentos em 360°, o que dá maior liberdade para que o cirurgião tenha uma boa amplitude de visão da lesão e possa corrigi-la de maneira eficaz.
A cirurgia robótica no Rio de Janeiro
Logo que chegou ao Brasil, o Da Vinci já começou a ser utilizado em procedimento cirúrgicos urológicos na rede privada de atendimento.
Este ano completamos 5 anos do implantação do primeiro sistema robótico da Vinci na cidade do Rio de Janeiro. O primeiro sistema de cirurgia robótica no RJ, foi estalado no Instituto Nacional de Câncer em 2012. Desde então o programa vem oferecendo esta tecnologia para pacientes do SUS em diversas especialidades.
Ao longo deste período mais 5 sistemas foram adquiridos na cidade. Na rede privada temos hoje 4 hospitais oferecendo esta tecnologia.
Na Rede privada o primeiro Hospital a abrigar um sistema robótico foi o Hospital Samaritano. Hoje outros 4 hospitais oferecem esta tecnologia na cirurgia. O último a adquirir o sistema foi o Hospital Copa Star, recém inaugurado em Copacabana.
Quais são as indicações da cirurgia robótica?
A utilização do sistema robótico da Vinci tem demonstrado maior benefício em cirurgias oncológicas complexas, em diversas especialidades, e em cirurgia bariátrica. Na urologia o principal procedimento é a prostatectomia radical robótica. Este procedimento é indicado no tratamento do câncer de próstata. A tecnologia robótica, neste caso, oferece melhores resultados na recuperação da continência urinária e potência sexual.
Outro procedimento em que o robô oferece benefícios importantes é a nefrectomia parcial robótica. Este procedimento consiste da retirada de tumores do rim. Nestes casos, utilização do robô da Vinci reduz o tempo de clampeamento renal e chance de conversão para cirurgia radical.
Em outras patologias urológicas, como na cistectomia radical robótica e nefrectomia radical robótica, o robô oferece menor perda sanguínea e maior conforto no pós operatório. Estas são cirurgias de maior porte onde o robô reduz o trauma necessário para realizar o procedimento.
Cirurgia Robótica Urológica
A urologia é a especialidade que mais se beneficiou da utilização da tecnologia robótica. Alguns aspectos contribuíram para este resultado, em especial a necessidade de suturas complexas em procedimentos pélvicos e renais.
Outro aspecto importante diz respeita a separação dos nervos que se localizam próximo a próstata durante a cirurgia de retirada da glândula. Como dito anteriormente a qualidade desta dissecção pode afetar os resultados de potência sexual e continência urinária.
Por último, cirurgias onde é necessária reconstrução delicada como reimplantes de ureter também se beneficiaram muito da tecnologia robótica. Nestes casos a alternativa laparoscópica pura não foi capaz de oferecer os mesmo resultados. Lembrando que este órgão possui 4 a 5 mm de espessura.
Como proceder para realizar cirurgia robótica no Rio de Janeiro?
Hoje no Rio de janeiro existem 4 sistemas robóticos na rede privada. Estes sistemas estão disponíveis com livre acesso a pacientes. O custo da cirurgia robótica no Rio de Janeiro é variável nestes hospitais e irá depender do plano de saúde do paciente.
Sabemos que os procedimentos robóticos não estão na lista de procedimentos obrigatórios para os planos de saúde. Por esse motivo na maioria das vezes a cobertura não é completa. O melhor caminho para buscar este tipo de procedimento é procurar um médico credenciado e discutir os detalhes durante consulta médica.
A primeira questão é avaliar a real necessidade do emprego da tecnologia. Apesar do entusiasmo com o crescimento da cirurgia robótica no RJ existem situações onde seu emprego não está indicado. Isso deve ser avaliado por especialista capacitado.
Em segundo lugar, deve-se avaliar questões econômicas levando em consideração aspectos relacionados a planos de saúde e cobertura hospitalar.
Para terminar é fundamental a realização de avaliação de risco cardiovascular pré-operatório. Apesar de minimamente invasiva, a cirurgia robótica não exclui a necessidade do chamado risco cirúrgico.
Como saber se um cirurgião está habilitado para realizar cirurgia robótica no Rio de Janeiro?
Treinamento Intuitive
Intuitive Surgical é o nome da empresa que produz o robô da Vinci. Esta empresa demanda que cirurgiões passem por treinamento antes de realizar procedimentos no sistema da Vinci. Para realizar cirurgia robótica no RJ, ou melhor, nos Hospitais da nossa cidade é necessário possuir este certificado de treinamento.
Treinamento Clínico
O treinamento clínico é outro aspecto importante. O certificado da Intuitive funcionado como uma carteira de habilitação. O treinamento cirúrgico é realizado de 2 maneiras: residência/fellowship e treinamento por “proctoria“.
Infelizmente ainda não existem programas de residência médica que habilitem médicos para cirurgia robótica no RJ. A única forma para médicos que desejem se capacitar na forma de treinamento em serviço é saindo da cidade e muitas vezes do país. Existem programs de fellowship e residência médica fora do país que contam com exposição a cirurgia robótica.
Um dos programas mais conceituados dos EUA é o programa de clinical fellowship da Society of Urologic Oncology.
Outra maneira de se obter treinamento clínico é através da “proctoria”. Nestes casos um cirurgião mais experiente em cirurgia robótica acompanha e orienta os primeiros casos de cirurgiões ainda em treinamento.
Experiência do Cirurgião
Após o treinamento é fundamental que o cirurgia se mantenha habilitado através da realização de cirurgias de forma constante. Um cirurgião que deixa de realizar a cirurgia por tempo prolongado pode perder a capacidade de realizar o procedimento com a desenvoltura necessária.
Por que optar pela cirurgia robótica?
Dentre os grandes benefícios proporcionados pelos procedimentos cirúrgicos realizados com o Da Vinci estão:
- Redução do tempo das cirurgias;
- Menos sangramento e menos dores;
- Recuperação mais rápida;
- Maior precisão, e
- Conforto e segurança para o paciente e o cirurgião.
O fato de os pacientes que se submetem às cirurgias robóticas serem capazes de voltar às suas atividades de rotina mais rapidamente, confere uma melhora significativa na qualidade de vida destes.
Entre em contato e tenha mais informações sobre a cirurgia robótica no Rio de Janeiro.