Conheça 4 fatores que contribuem para a infertilidade masculina
Ter filhos é um desejo comum para a grande maioria das pessoas e, embora isso seja um fato tão comum na natureza humana, também não é raro que alguns homens apresentem dificuldades em engravidar sua parceira. Diante dessa realidade, conhecer melhor alguns fatores que contribuem para a infertilidade masculina pode ser muito importante.
Muitas das causas já são conhecidas do grande público, enquanto outras são mais difundidas apenas na área de saúde e, geralmente, você precisaria do auxilio do seu médico para saber se você se encaixa em alguma delas.
Por isso, confira o artigo e aprenda 4 fatores que contribuem para a infertilidade masculina. Boa leitura!
1. infertilidade masculina – Varicocele
A varicocele é um dos mais conhecidos fatores que contribuem para a infertilidade masculina, pois é uma patologia bastante comum entre os homens. A sua origem está na formação de pequenas varizes que aparecem em algumas estruturas que acompanham os testículos, chamadas de cordão espermático.
A dilatação desses vasos faz com que a temperatura testicular fique mais elevada e isso pode afetar a produção e a quantidade dos espermatozoides. O diagnóstico é feito por meio de exame clínico, sobretudo pelo médico urologista. A doença não causa nenhum sintoma específico e existe tratamento cirúrgico para o problema.
2. infertilidade masculina – Azoospermia
A azoospermia é justamente o quadro de ausência ou redução considerável do número de espermatozoides no sêmen. Essa situação é muito amedrontadora para os homens e pode apresentar uma série de origens causadoras do problema. A sua detecção se dá por meio de um exame muito simples e comum: o espermograma.
Entre as causas mais comuns estão problemas genéticos ou hormonais, e a situação pode piorar bastante com hábitos de vida pouco saudáveis. Também pode ser causada pela obstrução mecânica da saída do sêmen, como na hiperplasia prostática ou em homens que realizaram vasectomia.
3. infertilidade masculina – Infecções
Não é nenhuma novidade que alguns tipos de infecções podem estar entre os fatores que contribuem para a infertilidade masculina, sobretudo quanto tratamos de infecções na região genital. As mais comuns são as viroses, tais como a caxumba, que podem atingir os órgãos do aparelho reprodutor dos homens.
O problema pode surgir quando não é feito o tratamento adequado, pois elas podem afetar a produção e a quantidade de espermatozoides produzidos pelo portador, reduzindo as chances de fecundar a parceira, que ainda pode ser infectada.
4.infertilidade masculina – Criptorquidia
A criptorquidia é um problema congênito, ou seja, tem a sua origem desde o nascimento, quando os testículos não fazem a descida completa até a bolsa escrotal, ficando presos no canal inguinal ou na região abdominal da criança. Com o acompanhamento médico adequado, esse quadro tende a ser diagnosticado ainda na infância.
No entanto, quando isso não é feito, essa situação pode ocorrer em adultos, levando à infertilidade masculina pela ausência ou diminuição de espermatozoides. O problema pode persistir mesmo após a cirurgia, pois existe uma correlação genética entre a criptorquidia e baixas taxas de fertilidade.
Gostou do conteúdo? Então, confira também 3 cuidados indispensáveis para a saúde do homem depois dos 40 anos. Até a próxima!