Dor nos rins: como identificar?
Muitas pessoas costumam sofrer com intensas dores na região lombar que atrapalham sua produtividade no trabalho. O que muitos não sabem é distinguir se estão sofrendo com dor nos rins ou na coluna.
Os rins são órgãos extremamente importantes para o funcionamento ideal do corpo. Além de filtrar as impurezas do sangue, controlar a pressão arterial e regular a composição do organismo, ele ainda produz hormônios e vitaminas. Por isso, é muito importante dar total atenção a esse órgão. Afinal, toda vez que a dor no rim é negligenciada a situação pode se agravar cada vez.
Para te ajudar a identificar esse mal, neste artigo vamos falar sobre as principais características da dor nos rins, abordando formas de diferenciar a dor e os principais cuidados que você deve ter para manter a saúde dos seus rins.
Como identificar a dor nos rins?
Observe as melhores formas de identificar se a dor que você está sentindo está relacionada aos rins:
Coloração da urina
Observando a cor e o aspecto da urina você pode identificar muitos problemas do seu organismo, inclusive os relacionados ao rim.
A cor ideal é amarelo-claro. Se estiver amarelo-escuro significa que você deve ingerir mais água, se estiver muito clara é porque está bebendo água em excesso e pode sobrecarregar os rins.
Já a coloração avermelhada e persistente, indica problema nos rins, fígado, próstata ou alguma infecção. Quanto ao aspecto, se apresentar aumento da espuma, o problema pode estar relacionado ao rim ou ao excesso de proteína.
Localização da dor
A dor nos rins é muitas vezes confundida com a dor lombar e na coluna, já que os rins ficam na parte inferior das costas. Porém, diferente das dores de coluna, quando o problema está relacionado ao rim, a dor não piora quando a pessoa move o tronco.
Geralmente a dor nos rins é na região inferior das costelas. No caso de cálculo renal, a dor acontece apenas em um dos lados das costas. Além disso, quando existe a presença de pedras a dor costuma irradiar para a virilha.
Intensidade
A dor relacionada aos rins é muito forte e pode piorar com tempo. Normalmente trata-se de dor em cólica de intensidade elevada. Em algumas situações o portador do cálculo renal pode ficar impossibilitado de realizar alguns movimentos. A pode ainda dor piora quando o local é pressionado.
Sangue na urina
O sangue na urina ou hematúria é um forte sinal de problemas nos rins e também pode estar relacionado com diversas doenças como excesso de cálculo na urina, endometriose, infecção urinária, câncer renal, de bexiga ou de próstata entre outras.
Muitas vezes a presença de sangue na urina só pode ser observada com uso de microscópios, por isso, é muito importante realizar exames de urina com frequência, pois, nem sempre o sangue é visível.
Quais são os principais cuidados com a saúde dos rins?
Medidas simples podem fazer muita diferença para manter o bom funcionamento dos seus rins e ficar livre de dores. Veja algumas:
- ingerir cerca de 2 litros de água por dia, observando a cor da urina;
- evitar o consumo excessivo de sal e de embutidos;
- realizar exames de sangue e urina periodicamente;
- praticar exercícios físicos regularmente;
- visitar seu médico e realizar check-up anualmente.
Assim que notar algum dos sintomas ou se perceber que a dor é frequente, o recomendado é buscar ajuda médica e evitar a automedicação. O ideal é encontrar um médico com formação na área, experiente e de confiança para tratar seu problema da melhor maneira possível.
Se você já sofre com dor nos rins ou deseja evitar, fique atento aos cuidados essenciais que foram citados neste artigo. Mantenha uma rotina saudável para ficar livre das dores.
Gostou dessas informações sobre dor nos rins? Quer saber mais sobre o assunto? Veja também sobre pedra nos rins e seus tratamentos.