O que é laparoscopia?
A laparoscopia consiste da modalidade endoscópica para cirurgias abdominais. É realizada através da insuflação de gás carbônico no abdome a fim de criar espaço para introdução das pinças. Esse procedimento pode ser realizado através de punção com agulha ou através de pequeno corte, sendo denominado pneumoperitôneo.
Estabelecido o pneumoperitôneo, pequenos cortes são realizados para introdução de portais. Portais laparoscópicos, também chamados de trocartes, são dispositivos que permitem a introdução de instrumentos laparoscópicos de maneira repetida não permitindo escape do gás carbônico.
A cirurgia é realizada através de orientação por câmera. Instrumentos longos são introduzidos pelos portais e manipulados pelo cirurgião que se orienta pelo filmagem.
Vantagens da laparoscopia?
O grande beneficio da laparoscopia é reduzir o trauma cirúrgico ocasionado por grandes cortes. Muito além do prejuízo estético, grandes incisões requerem destruição de grande quantidade de tecido muscular e subcutâneo. Com isso, o corpo que responde ao trauma cirúrgico da mesma forma que a qualquer outro evento traumático liberando hormônios e substâncias que lentificam a recuperação.
Com a redução do tamanho dos cortes conseguimos reduzir a liberação destas substâncias. Dessa maneira conseguimos uma recuperação do ponto de vista metabólico mais rápida. Na prática, estamos falando de menos impacto sobre os níveis glicêmicos e pressóricos, bem como recuperação mais rápida do trato digestivo com alimentação mais precoce.
A dor relacionada a incisão no pós-operatório também é reduzida pela utilização da laparoscopia. Além de menores os cortes são realizados por punções o que minimiza a destruição de fibras musculares, afastando as mesmas ao invés de corta-las.
Laparoscopia na urologia
Na urologia a laparoscopia é utilizada principalmente no tratamento do câncer do aparelho gênito-urinário e para cirurgias reconstrutoras do trato urinário superior. Isso se deve ao fato da abordagem de cálculos e hiperplasia prostática benigna ser realizada majoritariamente por endoscopia.
Um dos primeiros procedimentos urológicas a ser realizado foi a nefrectomia laparoscópica.
Os procedimentos mais realizados são:
- Nefrectomia laparoscópica
- Prostatectomia laparoscópica
- Pieloplastia laparoscópica