O médico urologista e sua importância
Você sabe a importância do médico urologista?
A urologia é uma especialidade médica que trata da saúde do trato urinário de homens e mulheres, além das estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino, ou seja, testículos, pênis, epidídimo, ducto deferente, próstata e vesículas seminais.
Os cuidados com a saúde do sistema reprodutor masculino devem ser iniciados na adolescência do menino que, ao contrário das meninas que frequentam um ginecologista com regularidade, raramente procuram um urologista para se assegurarem da sua saúde e terem a oportunidade de esclarecer suas dúvidas referentes às questões sexuais.
Quando procurar um urologista?
O homem deve procurar um urologista aos primeiros sinais de alterações, tais como dores sem causa aparente, dificuldade de micção, disfunção estéril, inchaço dos testículos, surgimento de nódulos, entre outros.
Dentre as inúmeras afecções que acometem a saúde dos sistemas urinários e reprodutor masculinos, destacam-se:
- Cálculo renal;
- Infecções urinárias;
- Tumores de bexiga;
- Disfunção erétil;
- Impotência sexual;
- Prostatite;
- Doenças benignas na próstata, como a Hiperplasia Prostática Benigna;
- Câncer de testículos;
- Câncer de próstata;
- Tumores de rim;
O homem ainda pode procurar um urologista quando não desejar ter mais filhos e decidir por fazer uma vasectomia.
A primeira consulta com o urologista
A primeira consulta com o urologista tem a finalidade de estreitar os laços de confiança entre médico e paciente. Conhecer os hábitos do paciente facilita o tratamento. Por outro lado, conhecer o médico possibilita que o paciente possa criar uma relação de confiança com o especialista.
Durante a primeira consulta com o urologista, é fundamental que o paciente conte toda a história do seu problema, indicando, conforme a solicitação do especialista, seus hábitos de vida para que ele possa investigar possíveis causas.
No entanto, para que o urologista possa fechar um diagnóstico, ele precisa avaliar o estado geral de saúde do paciente por através de exames clínicos e laboratoriais.
Depois dos 50 anos, é aconselhável que, mesmo sem quaisquer problemas aparentes, o homem deva passar em consulta com um urologista, pelo menos, uma vez ao ano.
Isso se deve ao fato que muitas doenças são consideradas “silenciosas”, ou seja, só apresentam sintomas quando já se encontram em um estágio avançado, dificultando as chances de recuperação.
Além disso, mesmo com os avanços da medicina e a precisão dos exames de imagens, o exame de toque realizado pelo urologista é essencial para garantir a saúde da próstata. O exame é totalmente indolor e rápido: dura em torno de 15 segundos e tem a finalidade de identificar alterações no tamanho e perceber a presença de nódulos ou outras áreas suspeitas.
Portanto, o exame de toque, os exames de imagens, exames laboratoriais e o exame clínico são fundamentais para estabelecer os diagnósticos e devem ser realizados periodicamente.
Nos casos de vasectomia, o homem pode tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento em si, o pós-operatório e o período de recuperação.
Sua saúde em primeiro lugar
Ter um bom estado de saúde garante que o paciente possa cuidar dos outros setores de sua vida com bastante tranquilidade. Visitar o urologista regularmente possibilita que as diversas disfunções possam ser tratadas com eficiência.
Procurando um urologista RJ? Entre em contatou ou deixe seu comentário!