O que é e quando procurar um uro-oncologista? Entenda aqui!
Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de adotar alguns cuidados com a saúde dos rins, uma vez que esses órgãos são essenciais para o funcionamento do organismo e têm uma atuação muito importante na eliminação de toxinas. Diante dessa realidade, saber o que é e quando procurar um uro-oncologista pode ser muito importante.
Esse especialista é extremamente capacitado e pode salvar a sua vida em algumas situações, mas, apesar disso, boa parte das pessoas nunca ouviu falar sobre esse tipo de médico ou não sabe ao certo quais são as suas funções. Você também não o conhece? Então não deixe de ler o artigo de hoje!
Como o uro-oncologista atua e quais são as doenças tratadas por ele?
O uro-oncologista é um médico especializado em diagnosticar, estudar, prevenir, tratar e conduzir pacientes, tanto do sexo masculino quanto do feminino, que apresentem algum tipo de câncer no sistema urinário. Isso inclui, por exemplo, tumores malignos e benignos na próstata, rins, bexiga, pênis, testículos, ureteres e nas glândulas adrenais.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esse tipo de patologia tem um alto volume de casos, e esse profissional, além da graduação comum e da residência, passa por um treinamento cirúrgico específico para a abordagem dos tumores urológicos citados, possibilitando um prognóstico muito melhor para o paciente.
Um profissional especializado em uro-oncologia precisa desenvolver um elo eficiente com outros campos e ramos da área de saúde, com o fim de obter os melhores resultados. Essa ligação se estende à oncologia clínica, à radiologia e radioterapia, à patologia e até mesmo à psicologia e à fisioterapia.
A incidência elevada de cânceres no sistema urinário só reforça a importância do uro-oncologista, uma vez que os tumores de próstata estão entre as doenças graves mais comuns em homens, até mesmo por conta da maior longevidade, do rastreamento feito no famoso check up e dos avanços em exames diagnósticos laboratoriais e de imagem.
Quais tratamentos e procedimentos ele realiza?
Como dissemos, o uro-oncologista é o especialista em abordar os tumores que ocorrem no sistema urinário, mas é importante entender que ele faz isso em diversos níveis, participando desde o processo de prevenção, passando pelo diagnóstico e atuando também na cura do problema, por meio do tratamento adequado.
Uma opção que vem chamando a atenção na área de saúde atualmente e reforçando números melhores em termos de cura é a cirurgia robótica, feita por via minimamente invasiva através da videolaparoscopia. Com essa técnica, é possível fazer a dissecção minuciosa de tumores renais, adrenais, de bexiga e assim por diante.
Outro ponto ao qual esse profissional está atento e precisa se manter constantemente atualizado diz respeito ao desenvolvimento, nos grandes centros de estudo e pesquisas, de novas medicações que podem agir tanto na prevenção quanto na minimização do quadro sintomático uma vez que a doença já esteja instalada.
Por que é importante o acompanhamento desse profissional no tratamento de doenças?
Invariavelmente, a abordagem às doenças malignas é uma questão muito comum na prática urológica. No entanto, a necessidade de contar com o acompanhamento de um profissional de uro-oncologia é muito importante no manejo clínico e cirúrgico dos tumores benignos ou malignos que envolvam todo o trato geniturinário.
É justamente esse o especialista que estará apto a desenvolver e propor terapias multimodais, em que o paciente pode ser submetido à cirurgia robótica, à quimioterapia e a um acompanhamento psicológico, por exemplo, em busca de um desenrolar muito mais satisfatório do seu problema.
A permanente evolução dos métodos que possibilitam diagnósticos precoces assim como o aprimoramento dos exames de imagem disponíveis no mercado e dos tratamentos oncológicos complementares só reforçam a importância da uro-oncologia e traçam um horizonte cada vez mais promissor para esse ramo da medicina.
Quais os sinais de que se deve procurar um uro-oncologista?
Como você já deve saber, a visita ao seu médico de confiança e a ida ao urologista devem ser feitas de maneira constante e sem a necessidade do surgimento de algum sinal, até mesmo para que esses profissionais de saúde possam atuar de maneira preventiva ou descobrir qualquer tipo de problema da forma mais precoce possível.
No entanto, existe uma série de sintomas que podem estar relacionados com patologias do sistema urinário, como inflamações, cálculo renal, infecções e, dependendo do caso, até mesmo tumores. Não hesite em procurar ajuda, por exemplo, se houver uma coloração anormal na urina, como a presença de sangue (hematúria).
Marque também uma consulta se você estiver apresentando dor ao urinar ou nas regiões adjacentes, como a pelve ou as costas. Faça o mesmo se estiver com o fluxo urinário mais fraco, vontade de urinar com muita frequência à noite (nictúria), perda de peso sem explicação, fadiga ou impotência.
Como a cirurgia robótica pode auxiliar esse profissional?
Antigamente, a abordagem cirúrgica aos casos de tumores no trato urinário era feita por via aberta, por meio de grandes incisões. Não é preciso pensar muito para perceber que, além de ter um resultado ruim do ponto de vista estético, essa alternativa tinha uma taxa elevada de complicações, como dor e infecções no sitio cirúrgico.
Com o advento das técnicas minimamente invasivas, os pacientes podem ter resultados muito melhores e permanência hospitalar reduzida, uma vez que há muito mais precisão durante o procedimento. A via laparoscópica permite menor lesão tecidual e retorno precoce às atividades, conservando a abordagem adequada ao tumor.
Os resultados são superiores também quanto à preservação da potência sexual nas cirurgias prostáticas, além de níveis de sangramento mais baixos, demandando menos transfusões de sangue e complicações. Em linhas gerais, portanto, as técnicas minimamente invasivas são de longe mais indicadas do que a cirurgia convencional.
Agora que você já sabe o que é e quando procurar um uro-oncologista, não deixe de marcar uma consulta de rotina ou uma nova visita sempre que houver algum sintoma diferente.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Quer marcar uma consulta com um profissional de ponta nesse ramo? Então não perca mais tempo e entre em contato com a nossa clínica!