RTU de próstata é o procedimento mais conhecido como raspagem da prostata. Neste tipo de abordagem pedaços da próstata são retirados através de endoscópio inserida na uretra. Utilizamos um eletrodo em alça que retira fragmentos do interior da próstata e os deposita na bexiga. Após terminado o procedimento um evacuador de coágulos retira os fragmentos da bexiga.
A RTU é um tratamento para obstrução do fluxo urinário causada pela próstata. A patologia mais comum é a hiperplasia prostátitca benigna.
As principais indicações para realização de RTU de próstata estão associadas a complicações do obstrução da urina.
Existem outras situações mais raras para realização da cirurgia, por exemplo: câncer de próstata obstrutivo, elevação de psa com biópsias negativas e tumores uroteliais acometendo a próstata.
As principais contra-indicações relacionadas a RTU de próstata estão relacionadas ao risco cirúrgico, distúrbios da coagulaçao e capacidade de tolerar o posicionamento para o procedimento.
Existem situações como estreitamento na uretra, que dificultam a entrada do aparelho até a próstata e por vezes impedindo sua realização.
Outro fator importante é o tamanho da próstata. Prostatas maiores que 90g apresentam pior resultado com RTU de próstata. Neste cenário o prolongamento do procedimento, elevação da taxa de complicação e maior taxa de recorrência, tornam a RTU um tratamento de segunda linha.