Saúde do homem: 5 principais exames de rotina que devem ser feitos
Mesmo quando o corpo não apresenta sintomas nem alterações perceptíveis, é extremamente recomendável ao homem estar em dia com seus exames de rotina. No entanto, são vários os casos onde a saúde masculina é deixada de lado, seja por preconceito, desleixo, etc.
É preciso, então, reverter esse padrão e entender de uma vez por todas que realizar check-ups anuais não é frescura. Principalmente para homens acima de 30 anos.
Sendo assim, pensando na sua saúde, listamos os principais exames que todo homem deve fazer e como eles funcionam. Então, para saber quais são eles, pegue uma xícara de café, sente-se um pouco e venha conosco.
1. Exame de próstata
Ter medo de realizar um exame de próstata é normal. Afinal, nem todo procedimento médico costuma ser agradável. Porém, essa peculiaridade não deve ser um empecilho. O câncer de próstata, quando descoberto no início, tem índices altíssimos de cura. Logo, é recomendável que todos os homens que tenham acima de 45 anos façam esse procedimento.
Funciona assim: o médico, pelo exame de toque retal, verifica o tamanho da próstata, a glândula responsável pela produção e transporte do esperma. Se houver alterações, é preciso investigar a fundo. É importante, também, fazer o PSA, um exame de sangue capaz de detectar o câncer de próstata em sua fase inicial.
2. Exame de colesterol, HDL, LDL e triglicerídeos
Dado importante: sabia que os homens têm mais propensão a ter colesterol alto do que as mulheres? Preocupante, certo? Porém, não precisa ser assim. Basta verificar regularmente, por meio de um exame de sangue, os níveis de colesterol e triglicerídeos do seu corpo. Tal prática ajuda a evitar doenças cardiovasculares como aterosclerose, hipertensão e insuficiência cardíaca.
3. Exame de glicose
O diabetes tem sido uma das doenças mais debilitantes entre a população. Um dos motivos pelos quais isso acontece é porque muitos homens costumam detectá-la quando ele já se encontra em níveis avançados.
Logo, ao acompanhar regularmente os níveis de glicose no sangue, é possível evitar o diabetes com diagnóstico de intolerância glicêmica e mudanças no estilo de vida (como boa alimentação e exercícios físicos). Por isso é tão importante fazer exames de rotina.
No mais, esse procedimento é feito por um exame de glicose simples ou, nos quadros mais complicados, de hemoglobina glicada, insulina e curva glicêmica.
4. Exames de cólon e reto.
Doenças de origem intestinal, como o câncer no reto ou intestino grosso, são bastante recorrentes em homens, principalmente naqueles que estão acima dos 50 anos. Para detectá-las precocemente, é preciso fazer alguns exames, entre eles o de fezes e/ou colonoscopia (análise do estado da mucosa intestinal por meio de um tubo óptico).
5. Exame de urina
Além disso, o exame de urina é útil para identificar possíveis infecções (silenciosas ou não), presença de sangue, e mau funcionamento dos rins. Um simples exame de urina pode também auxiliar no diagnóstico precoce de diversas doenças renais tais como cálculos, pólipos e etc.
Viu como fazer alguns exames de rotina pode ser de extrema importância para a saúde do homem? Basta fazê-los regularmente e, de preferência, com acompanhamento médico e pronto! Muitos de seus problemas podem ser resolvidos!
Agora que você já sabe como se prevenir de algumas doenças, que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos a também dominarem o assunto!