Infecção urinária: entenda como a doença atinge os homens
Sintomas de infecção na urina – Existem diversas doenças que causam bastante incômodo e atrapalham a rotina de muitas pessoas. Diante desse contexto, a infecção urinária é um dos quadros mais comuns e, por isso, compreender como ela atinge os homens e quais são os seus sintomas, é muito importante para um diagnóstico rápido e preciso.
Embora não seja uma patologia grave, a sintomatologia pode ser bastante desagradável e causar até uma incapacidade transitória na realização das atividades laborais. Dada a relevância do assunto, preparamos este post para que você aprenda um pouco mais sobre ele. Continue a leitura!
O que é a infecção urinária?
A infecção urinária é uma doença que afeta o trato urinário em algum nível. Quando atinge a bexiga, leva o nome de cistite, caso os órgãos atingidos sejam os rins, chama-se pielonefrite e quando se localiza na uretra, denomina-se uretrite. Em geral, os sintomas mais comuns, são: febre, dor abdominal baixa e ardência ao urinar.
Em pessoas muito novas ou idosas, o quadro sintomático pode ser mais vago e pouco específico. A causa mais comum dessa enfermidade é a famosa bactéria Escherichia coli, mas ela também pode ser originada por outros patógenos bacterianos ou até fungos. Embora seja mais comum em mulheres, também atinge os homens.
Quais são os sintomas de infecção na urina?
Desconforto ao urinar
Um dos sintomas clássicos da infecção urinária é a dor ao urinar e, quando o paciente chega ao consultório do urologista com essa queixa, ele já tende a avaliar a possibilidade dessa doença. O termo técnico para essa sensação é disúria. Ela pode variar e englobar diferentes queixas como queimação ou sensação de peso na bexiga.
Esses incômodos são mais frequentes nas infecções mais baixas do trato urinário — a cistite e a uretrite, por exemplo. No entanto, também podem ocorrer eventualmente na pielonefrite, em decorrência da irritação e pelo processo inflamatório que os microrganismos causam nesses locais.
Febre
De modo geral, quando pensamos em febre, devemos pensar em infecção. No caso das infecções urinárias, esse é um sinal importante da doença, sobretudo, quando o nível no trato urinário é mais elevado como nos casos de pielonefrite.
É um sinal que ajuda o médico a perceber em qual área a infeção está. Se na pielonefrite, a febre costuma ser alta, nas infecções mais baixas as temperaturas geralmente ficam abaixo dos 38°C, a não ser que haja algum indicativo de maior gravidade, como a disseminação das bactérias pelo sangue.
Sangue na urina
A presença de sangue na urina — embora não seja tão comum quanto a disúria — também pode ser um sintomas de infecção na urina importante. No meio médico, esse quadro é chamado de hematúria e, por mais que possa ser assustador para os pacientes, geralmente não é um sinal de gravidade.
Outro ponto importante é que a hematúria pode ser macroscópica, ou seja, visível a olho nu, ou microscópica, quando somente é percebida por meio dos exames laboratoriais. Apesar de ser mais comum na cistite, o sangue na urina também pode ocorrer na pielonefrite ou na uretrite.
Como você pode perceber, a infecção urinária tem sintomas desagradáveis e que precisam ser tratados adequadamente. Por isso, não deixe de visitar o seu urologista ao sentir qualquer desconforto durante ou após a micção.